quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Para existir um diálogo



UFC - Universidade Federal do Ceará 
        Instituto UFC Virtual 
        Pró-Reitoria de Pós-Graduação 
        Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados 
        Divisão de Planejamento e Ensino 
        Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2012/2 
        Turma: T-21 - MEC/SECADI - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão 
        Aula 03 - Atividades Portfólio e Chat - Análise dos 5 Pilares de Paulo Freire para a Comunicação 
        Coordenação - Dra. Raquel Santiago Freire 
        Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos 
        Cursista: Lara Silva
        Data: 14/11/2012

- Qual a sua análise dos cinco pressupostos de Paulo Freire ? 
Os pressupostos da educação, amor, humildade, fé nos homens, esperança e pensar crítico, apontados por Paulo Freire são conceitos simples, muitos de nós não precisamos refletir muito para defini-los. Por isso esta tarefa seja tão árdua! São termos que fazem parte de nosso vocabulário cotidiano. Mas por que eles servem de pilares para a educação se são tão simples e corriqueiros? A educação, ao contrário, não exige conceitos sofisticados e elaborados de tal forma que dêem conta de sua complexidade e importância?
É nesse aspecto que reside a genialidade de Paulo Freire. Não é preciso complicar para entender conceitualmente e trabalhar de forma prática com a educação. É preciso diálogo. De maneira simples, Paulo Freire chama atenção para o compromisso que a prática educativa cobra de nós, educadores. O exercício da profissão de educador exige determinadas posturas que são incompatíveis com os que escolhem esse ofício apenas por motivos financeiros. (E sabemos que ser professor no Brasil não é sinônimo de ser bem sucedido economicamente! Que paradoxo!).
É preciso amor para ser professor (e bons salários também!) e mais do que isso usar esse amor para comunicar-se com os alunos, adotar a humildade como referência de postura, pois não somos os donos do conhecimento e se a prática educativa é dialógica, sempre temos algo a aprender com quem ensinamos. Esse aprendizado diz respeito a fé nos homens que nunca devemos perder, fé na sua capacidade de escrever a própria história e mudar o rumo dos acontecimentos. É também ter esperança de que a educação tem um papel revolucionário e transformador e que por ela é que será generalizado um pensar crítico tão essencial para a consolidação de uma democracia plena.
Se enquanto educador, ao me deparar com essa discussão promovida por Paulo Freire eu sou incapaz de sentir uma agitação no peito, então estou na profissão errada. Tenho toda consciência de que teoria e prática divergem (ainda bem!), mas não há como não se comover com todo esse amor a causa da educação.  
  - Quais os vínculos dos pressupostos com as suas realidade em EaD ?
Os cinco pressupostos da educação elencados se relacionam com a Ead na medida em que a postura de educador deve ser a mesma independente do ambiente em que acontece, seja real ou virtual. Nesse sentido, no exercício da tutoria é importante adotar como postura os pressupostos citados.
É preciso ter consciência da especificidade da relação entre aluno-professor que se estabelece na educação a distância, mas não vejo empecilhos para praticar ações tendo como norte o amor, a humildade, fé nos homens, esperança e o pensar crítico.


 
    - Como posso dialogar se alieno a ignorância, ou seja, se vejo a ignorância sempre no outro e nunca em mim ?

Segundo Paulo Freire ao adotar essa postura colocamos um obstáculo na comunicação entre educador e alunos. Portanto, não há diálogo e sim monólogo! Estabelece-se assim, a “educação bancária”, ou seja, os alunos fazem o papel de “depósitos” onde nós, os educadores, enchemos de conceitos e teorias pouco ou quase nada relacionados com os cotidianos dos alunos. Freire diz que

O educador, que aliena a ignorância, se mantém em posições fixas, invariáveis. Será sempre o que sabe, enquanto os educandos serão sempre os que não sabem. A rigidez destas posições nega a educação e o conhecimento como processos de busca. (FREIRE, 2005, p.67)  
   

 - Como dialogar, ou como aplicar o diálogo defendido por Paulo Freire, e com qualidade num ambiente virtual ?
Procurando mostrar disponibilidade para os alunos, tanto em tirar dúvidas quanto a ajudar no processo de construção do conhecimento, motivando-os sempre, seja em situações bem sucedidas ou em dificuldades. Manter uma comunicação freqüente, seja por email, mensagens ou telefonemas, também me parece uma forma de dialogar, literalmente, com os alunos.
 
    - Você já aplica os pressupostos de Paulo Freire em sua prática pedagógica com seus alunos em EaD ? ; 

Não. Estou tendo contato com a proposta freireana somente agora. Espero que nas próximas tutorias possa fazê-lo!

    - Durante a leitura desta aula você lembrou algum exemplo que envolvesse um dos elementeos da dialogicidade ? Qual?

Se entendermos dialogicidade, de forma simplória, como sinônimo de diálogo é possível ver os conceitos que a compõem tomar forma ao pensarmos nas trocas de mensagens com os alunos nos AVA (ambiente virtual de aprendizagem). Nessas situações o diálogo tem que ser claro, humilde, aberto a contribuições e não conter posturas arrogantes. Equívocos ou pedantismo podem afastar os alunos, além de estabelecer uma relação de dominação entre tutor e alunos.

Referências

FREIRE, Paulo.Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005
SOUZA, Ana Inês (org.). Paulo Freire: vida e obra. São Paulo, Expressão Popular, 2010.

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